Meriño 310-B, peças arqueológicas do século XVI recuperadas na Primeira Cidade das Américas. Valorização de um recipiente em estilo chicoide proveniente da cultura Taína, peças indígenas com possível origem além das ilhas das Antilhas, cerâmicas de origem italiana e espanhola, decoradas e esmaltadas para servir comida (pratos e tigelas) e outras peças de serviço de mesa (recipiente para armazenar licor em material de grés e jarras de óleo), cerâmica de uso comum em barro (tampas, fogareiros ou braseiros, bacias, penicos e jarros de vários tamanhos), e elementos decorativos (fechadura de bronze, fragmentos de azulejos, porção de gárgula e moldura), bem como fragmentos de cerâmica para fundição de metais ou cadinho. A história, testemunho da vida cotidiana, está conectada com uma figura da época colonial espanhola. As peças foram recuperadas durante as escavações como parte dos estudos arqueológicos da propriedade. Dado o valor socio-histórico e cultural, as descobertas foram submetidas a um processo cuidadoso e sistemático, incluindo montagem (colagem e consolidação), classificação tipológica e inventário de bens (certificados de identificação e fichas descritivas). Isso levou a uma exposição pública que, juntamente com uma breve ambientação da época, é compilada e incluída na publicação deste livro.
Honrada e agradecida, dou-lhes as mais cordiais boas-vindas à página web renovada de Arlette Pichardo Muñiz. Este projeto é fruto do trabalho colaborativo de inúmeras pessoas que orquestraram seu talento criativo no calor de relações primárias permeadas de afeto. É um espaço projetado com o objetivo de proporcionar um valor ilustrado, amigável e esteticamente apreciável.
Aos 25 anos, além de ter plantado árvores enquanto esperava a chegada de meu filho Jorge Luis, escrevi 'Planejamento e Programação Social', o primeiro livro de seu gênero publicado na Costa Rica, com várias reimpressões e edições posteriores na Argentina.
Os usos das minhas publicações em programas de estudo, pesquisas, avaliações e, em geral, na gestão de instituições públicas, organizações sociais e entidades privadas, em níveis internacional, nacional, regional e local, podem ser valorizados como o principal feito da minha trajetória profissional.Hoje, na e desde a Aprendência ('estar em processo de aprender'), continuo escrevendo e publicando, coordenando pesquisas e liderando avaliações, participando presencialmente e virtualmente em orientações de teses e eventos nacionais e internacionais, em busca de inovações e propostas alternativas. E, claro, plantando plantas ornamentais.
Este relançamento, graças aos avanços das tecnologias de informação e comunicação, inclui um mecanismo de acessibilidade que esperamos ampliar em futuras atualizações, significando uma nova etapa de serviços digitalizados e online. Colocamos ao alcance de um clique, por meio de espaços dinâmicos e interativos em formato multimídia, locais que abrigam minha produção mais recente e em contínua evolução.
Encontrarão audiovisuais de mediação pedagógica, livros, artigos de divulgação científica e ensaios de minha autoria, livros de autoria e compilação de textos, livros de coautoria, capítulos de livros em autoria e coautoria; vídeos de participação em eventos e de divulgação de iniciativas, artigos de opinião em meios alternativos e espaços de conversação através de podcasts (disponíveis para download em diversos formatos). Também encontrarão opções para estabelecer diálogos, tutoriais e orientações personalizadas, e até mesmo assistência técnica especializada.
Espero que nos visitem com frequência e se mantenham informados sobre as novidades.
Obrigada, muito obrigada, muitíssimo obrigada por desfrutarem de contactar, visitar, conhecer, ler, conversar e dialogar com Arlette Pichardo Muñiz.
Por favor, entrem!
De algum lugar do planeta Terra, na primavera de 2023.
Arlette Pichardo Muñiz, nascida em Santo Domingo, República Dominicana. Pioneira e referência ibero-americana para abordagens emergentes e textos básicos e avançados sobre Planejamento e Avaliação. Conhecida e reconhecida há várias décadas por sua capacidade de articular o talento humano nos ambientes institucionais e sociais em que atua.A maior parte de sua experiência de vida é desenvolvida na e da Costa Rica.
Em suas publicações se intitula como Arlette Pichardo Muñiz, em homenagem à tradição dessa cultura que torna visível o sobrenome materno. Distinguida com membro honorário da Rede de Avaliação e Seguimento da Costa Rica (RedEvalCR). Também considerada uma das mulheres pioneiras da Sociologia na América Central.
A livraria de Arlette Pichardo Muñiz, uma rota que conduz a parte importante de sua produção mais recente (leituras e audiovisuais), com acesso disponível por download gratuito, redirecionamento para links institucionais ou possibilidade de compra direta. Também inclui uma descrição geral dos conteúdos e recomendações de ampliação e complementação.
Acessar livros e audiovisuaisO confinamento domiciliar devido à pandemia reforça a paixão de Arlette Pichardo Muñiz pelos usos das tecnologias de informação e comunicação, gerindo propostas de mediação pedagógica no Moodle e participando de Webinars e encontros via Zoom, Teams, Google Meet e outras plataformas virtuais.
Conheça o projetoOrquesta Sinfónica de Caldas bajo la dirección del maestro Leonardo Marulanda. Interpreta Gilberto Santa Rosa
Assistir vídeosArtistas invitados: Guadalupe Urbina Óscar Pino Santy Montoya Luis Ángel Castro Henry Calvo (Shaman) Alex Piedra Allan Guzmán Luis Enrique Mejía Godoy Bernardo Quesada Paula Quesada Manuel Monestel Miguel Solari María Pretiz Daniela Rodríguez Sofía Corrales Iván Rodríguez Jonathan Delgado Kin Rivera Humberto Vargas Marvin Rodríguez
Assistir vídeosSistema de Información, Evaluación y Monitoreo (SIEMPRO) del Consejo Nacional de Coordinación de las Políticas Sociales (CNCPS) de la Presidencia de la Nación Argentina, en articulación con la Universidad Nacional Arturo Jautreche (UNAJ).
Assistir vídeosSistema de Información, Evaluación y Monitoreo (SIEMPRO) del Consejo Nacional de Coordinación de las Políticas Sociales (CNCPS) de la Presidencia de la Nación Argentina, junto al Programa de Gobierno, Políticas Públicas y Transformación Social de la Universidad Nacional Arturo Jautreche (UNAJ).
Assistir vídeosSistema de Información, Evaluación y Monitoreo (SIEMPRO) del Consejo Nacional de Coordinación de las Políticas Sociales (CNCPS) de la Presidencia de la Nación Argentina y la Fundación Internacional para el Desarrollo Local (FINDEL).
Assistir vídeosSistema de Información, Evaluación y Monitoreo )SIEMPRO) del Consejo Nacional de Coordinación de las Políticas Sociales (CNCPS) de la Presidencia de la Nación Argentina y Sistema Único de Beneficiarios (SIUBEN) de la República Dominicana.
Assistir vídeosCiclo de presentación de libros. Centro de Estudios Prospectivos (CEP). Facultad de Ciencias Políticas y Sociales. Universidad Nacional de Cuyo (UnCuyo). Mendoza, Argentina.
Assistir vídeosRed Hondureña de Evaluación (REDHPRESS)
Assistir vídeosIniciativa Global de Evaluación (GEI) en alianza con organizaciones co convocantes en América Latina y el Caribe.
Assistir vídeosRed Internacional de Evaluación de Política Públicas (RIEPP)
Assistir vídeosRed Boliviana de Evaluación (REDMEBOL) EvalYouth Bolivia
Assistir vídeosDesign da página web: Codemera S.R.L.
Fotos de Arlette Pichardo Muñiz: Samuel Vásquez.Desenho - linha gráfica: Estefanía Castillo.Estratégia de Marketing: Isabel López.Revisão de estilo: Dimitri Shiltagh Prada.Tradução para o inglês: Lorena Barrantes San Román.Tradução para o português: Adriana SchadlichProdução de Vídeo Motivacional y Podcaster: